Cacau –

Manjar dos Brasileiros

“Desvendar o doce enredo que permeia esta cultura no país é um deleite, um chamado. E, com muita honra, assumimos o saboroso desafio de revelar o ‘Cacau – Manjar dos Brasileiros’.”

Lívia Santana, jornalista e escritora da obra

LANÇAMENTO
Segundo semestre de 2021
Realização
Livro, exposição, documentário, teasers
Impressão
3.000 unidades

Sabor, história, ponto central de comunidades rurais, heranças de impérios antigos. Aquilo que alimenta o corpo e o espírito, que conforta a alma e aquece o coração. Brota do solo, ganha formato de fruto de ouro e move toda uma cadeia em torno do seu cultivo. Bem fermentado e processado, assume cor, textura e sabor apreciado no mundo inteiro. Esse é o ponto de partida deste projeto dedicado à cultura do cacau, focando especialmente a relação desse fruto com a vida – social, financeira, pessoal e espiritual – das pessoas envolvidas em sua cadeia de produção e transformação. Um novo ciclo, com novas técnicas e formas de cultivo, tem conduzido um movimento de renovação e resgate de suas raízes culturais, agregando valor, narrativas e perspectivas.

E essa história é contada não só a partir de acontecimentos, mas principalmente de pessoas. As vozes que têm a cor e o sabor do cacau. O  projeto surge como uma ferramenta de edificação e catalisação do processo de retomada e valorização da cacauicultura, investigando e registrando os aspectos socioculturais e econômicos presentes na atividade. 

Produção audiovisual

Capoeira Angola - Ginga e Ancestralidade

Obra bibliográfica