Capoeira Angola –

Ginga e Ancestralidade

“Este livro é uma homenagem a toda a ancestralidade contida na Capoeira Angola, um tributo aos que vieram antes e àqueles que continuam a preservar a memória dessa manifestação nas suas mais diversas formas.”

Mestre Cobra Mansa, fundador da Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA)

LANÇAMENTO
2020
Patrocinador
Grupo Conecta, Tronox Pigmentos do Brasil
Realização
Livro, exposição, gravação de cantos, corridos, toques, documentário, teasers
Impressão
1.000 unidades

A Capoeira Angola é a arte que conecta mais intimamente o Brasil e a África e estende essa ligação para o mundo. Em solo brasileiro, essa vertente da capoeira se desenvolveu como em nenhum outro país e tornou-se uma força de reconexão com os elementos ancestrais de nossa cultura – e também cartão de visitas da afrobrasilidade por todo o globo. Produzido em homenagem aos 20 anos da Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA), a obra narra a trajetória da Capoeira Angola a partir de pesquisas históricas e da voz de seus grandes mestres: Pastinha, João Grande, Moraes, Cobra Mansa e Walmir Damasceno.

Além dos vídeos para serem acessados por QR Code, a parte visual conta com a restauração de fotos antigas – muitas delas nunca antes publicadas –, reprodução de cliques históricos de Pierre Verger e novas imagens captadas por fotógrafos como Aramaca, Mauro Rossi e Julian Alhadef, além de gravuras de Carybé oriundas do acervo do Museu de Arte da Bahia. Outro ponto de destaque do projeto é o registro em áudio dos toques da Capoeira Angola, gravados com inaudita fidelidade.

Produção audiovisual

Capoeira Angola - Ginga e Ancestralidade

Exposições, ativações e eventos

Obra bibliográfica

Produção audiovisual

Mídia, engajamento e divulgação