Cobra Mansa

LANÇAMENTO
Segundo semestre de 2021
PATROCINADORES
Em captação
Realização
Livro, exposição, documentário, teasers
Impressão
1.000 unidades

Cinézio Feliciano Peçanha é hoje o mais conhecido nome da Capoeira Angola no mundo – ainda que não o seja com seu nome de batismo, mas sim como Mestre Cobra Mansa, ou Cobrinha. Além de Mestre, é doutor em Difusão do Conhecimento, especialista em permacultura, agitador cultural e embaixador da capoeira. Tudo isso com 60 anos de idade.

Do começo modesto nas ruas de sua Duque de Caxias (RJ) natal até se tornar um embaixador internacional da capoeira, há uma bela história que envolve a carreira como policial militar, o engajamento com o movimento negro, a atuação na Federação Internacional de Capoeira Angola (FICA), um longo período nos EUA, a fundação do Kilombo Tenondé e até sua transformação em personagem de mangá em pleno Japão.

A biografia de Cobra Mansa é uma leitura fascinante que recusa o papel elegíaco. Mesmo reconhecendo o status de lenda viva que se apresenta no mundo da capoeira, o livro se afasta dos adjetivos para se concentrar nos fatos e no homem. E quando se presta atenção neles, entende-se por que Cobrinha merece o título de “Mestre”.