Ferrovias do Brasil

LANÇAMENTO
Segundo semestre de 2022
PATROCINADORES
Em captação
Realização
Livro, exposição, documentário, teasers
Impressão
3.000 unidades

Mais que insumos agrícolas e outras mercadorias, as ferrovias transportam histórias. Principal modalidade na época do império, o transporte sob trilhos perdeu seu status mas ainda leva consigo uma carga de grande valor cultural para o país – e possibilidades para um futuro mais próspero.

As memórias nos trilhos das principais ferrovias do Brasil são investigadas e reveladas ao público por meio de um projeto que se propõe apresentar à população as contribuições culturais, sociais, políticas e econômicas trazidas por este sistema de transporte. Histórias materializadas numa exposição de arte, livro e documentário, com recursos cenográficos, fotografias e depoimentos daqueles que tiveram suas vidas impactadas pelas ferrovias e seus vagões.

As ferrovias não são apenas marcos na paisagem dos centros urbanos. São testemunhas da transformação das pessoas, dos negócios, das cidades e do modo de vida. Quem sabe nos depoimentos de brasileiros que viveram seu auge e declínio, bem como no resgate histórico de suas glórias, encontremos reflexões que nos motivem a recolocar a vida nos trilhos!

Além do resgate histórico, o projeto assume uma grande ambição: mostrar que a força das locomotivas e o poder dos vagões não pertencem ao passado e que a malha ferroviária pode ser um novo caminho para renovar o sangue do país.