Restinga – Herpetofauna

do Litoral Norte da Bahia

“É uma alegria poder materializar, num projeto de altíssima qualidade, um trabalho que envolveu dezenas de pesquisadores nesse estudo de longa duração.”

Moacir Tinoco, PhD, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação/UCSAL, conselheiro nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica/UNESCO e organizador da obra

Nunca o universo da restinga – com sua peculiar vegetação rasteira e sua multicolorida variedade de répteis e anfíbios – foi retratada com tanta abrangência e minúcia. O livro resultante deste projeto é o ponto culminante de um trabalho meticuloso de 15 anos, realizado por biólogos dedicados à Herpetologia. A formação da restinga do litoral norte da Bahia, talvez seja uma das mais importantes porções desse ecossistema no Brasil. A região abriga em um único trecho todas as mais importantes paisagens entre aquelas encontradas no estado da Bahia: mata atlântica, caatinga, cerrado, mangue, brejos e matas paludosas. Em meio a elas, centenas de espécies de vertebrados terrestres – muitas, nunca descritas antes; e outras, ameaçadas de extinção. O livro apresenta uma lista comentada de 170 espécies.

Nenhuma outra obra cultural deste tipo no Brasil reuniu, em um único volume, a caracterização ambiental, a conservação, o manejo, o monitoramento e o guia de observação de um dos principais grupos da biodiversidade brasileira e global. E mais, em um dos principais hotspots da biodiversidade no mundo, a Mata Atlântica. A iniciativa inovou também disponibilizando vídeos e sons naturais da restinga por meio da experiência imersiva em realidade digital através de QR Code, dando acesso a documentário, teasers, depoimentos e curiosidades sobre o tema.

Produção audiovisual

Projeto Restinga Herpetologia Herpetólogo, você sabe o que é

Produção audiovisual

Obra bibliográfica

Exposições, ativações e eventos

Mídia, engajamento e divulgação